terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os ovos ...

É a designação atribuída na legislação aos ovos de galinha, com casca, para consumo humano directo ou para a indústria alimentar. No entanto, existem também no mercado, ovo de outras espécies de aves, nomeadamente os de codorniz e pato. É uma alimento rico em proteínas de elevado valor biológico, semelhantes às do leite, no qual se distinguem duas partes bem diferentes a nível nutricional: a clara e a gema.

A gema é rica em lípidos/ gorduras e proteínas, contendo também colesterol, vitamina A, cálcio e ferro. A clara é rica em proteínas e apresenta pequena quantidade de minerais e vitamina B2. A cor da casca depende da raça da galinha e não está relacionada com o valor nutricional. A cor da gema depende da alimentação da galinha. O ovo deve ser introduzido de forma gradual na alimentação das crianças, começando pela gema pois é na clara que se encontram as proteínas.

Cuidados:

- Aquirir embalagens limpas e armazenar a uma temperatura de cerca de 5º C, em instalações limpas, secas e isentas de cheiros.
- Lavar apenas antes de consumir.
- Não ingerir ovos crus pelo elevado perigo de contaminação por Salmonella e por serem de mais difícil de digestão.

Sem comentários:

Enviar um comentário