Neste dia especial, o dia de S. Martinho, fugimos um bocado à linha editorial do nosso blogue e decidimos colocar um artigo sobre o típico alimento desta época, a castanha.
As castanhas são um fruto que se desenvolve no interior de um ouriço espinhoso, que cresce no castanheiro. Cada ouriço pode conter entre uma a sete castanhas.
As castanhas têm uma relevância inquestionável na gastronomia Europeia, particularmente, nos países do sul, na Ásia, e também na zona este da América do Norte.
Embora a castanha seja uma semente tal como as nozes, tem muito menos gordura e mais amido (glícido ou hidrato de carbono) do que estas, tendo assim um maior número de aplicações na alimentação. São também ricas em vitamina C, vitamina B6, potássio e surpreendentemente chegam a ter o dobro de amido presente nas batatas.
Além da alimentação a castanha tem outras aplicações, nomeadamente ao nível da medicina devido às suas propriedades vitamínicas, adstringentes (coagulação sanguínea), profilácticas e antissépticas.
É desaconselhada a ingestão de castanhas cruas em grandes quantidades devido ao elevado teor de ácido tânico. Desta forma devem ser cozinhadas (cozidas ou assadas) para evitar algum desconforto digestivo.
Nutricionalmente são idênticas ao arroz integral e têm tanta vitamina C como os limões.
De seguida apresentamos uma lista com a constituição das castanhas, por 100g:
De seguida apresentamos uma lista com a constituição das castanhas, por 100g:
- Energia: 245 kcal/ 1025 kJ
- Gordura poli-insaturada: 0.869 g
- Gordura monoinsaturada: 0.759 g
- Açúcares: 10.6 g
- Fibra: 5.1 g
- Proteínas: 3.17 g
- Lípidos: 2.2g
- Magnésio: 33 mg
- Manganês: 1.18 mg
- Ferro: 0.91 mg
- Fósforo: 107 mg
- Potássio: 592 mg
- Riboflavina: 0.175 mg
- Sódio: 2 mg
- Zinco: 0.57 mg
- Cálcio: 29 mg
- Betacaroteno: 14mcg
- Cobre: 0.507mg
- Vitamina K: 7.8mcg
- Vitamina E: 0.5mg
- Vitamina C: 26mg
- Vitamina B6: 0.497 mg
"No dia de S. Martinho, comem-se castanhas e bebe-se vinho."
Sem comentários:
Enviar um comentário