O pão faz parte da base da roda dos alimentos e deve ocupar 28% da alimentação diária das pessoas. É um alimento enriquecido em proteínas, hidratos de carbono, fibras, ferro e vitaminas. Existem vários tipos de pão como branco, mistura, integral, cereais, entre muitos outros que devem ser incluídos na nossa dieta. Quanto mais escuro, mais benefícios traz à saúde. Há pessoas que o excluem da alimentação porque pensam que engorda muito. É um mito! O pão em si só não engorda, o que engorda é aquilo que adicionamos como: o queijo, a manteiga, a compota, etc. O pão também é conhecido pela elevada taxa de colesterol. Mentira! Na verdade este possuí uma quantidade reduzida de colesterol (inferior a 5mg/100g). Não se deve é abusar nos extras como referido anteriormente. Para complementos é sempre preferível compotas sem açúcar, queijo magro, margarinas vegetais e fiambre de perú ou frango. O pão é um hidrato de carbono complexo que aumenta a sensação de saciedade e engloba vários benefícios:
- A prevenção da obesidade e diabetes;
- Redução do colesterol;
- Diminuição do cancro do cólon e da obstipação.
- Redução do colesterol;
- Diminuição do cancro do cólon e da obstipação.
A OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda a ingestão de 60 Kg de pão por ano. Muitas pessoas retiram o miolo do pão antes de consumi-lo, na crença de que estarão assim ingerindo menor número de calorias, o que é um engano, pois a casca e o miolo do pão têm a mesma composição, e portanto, os dois possuem a mesma quantidade de calorias. A única diferença é que, retirando-se o miolo ingere-se menor quantidade de pão.
Questões pertinentes
O pão branco tem menos calorias?
Apesar de ser de mais fácil digestão, a verdade é que tem, geralmente, mais calorias que os pães feitos com farinhas integrais. Isto acontece porque o pão branco tem menos fibras na sua composição. Por exemplo, uma carcaça de trigo tem cerca de 98Kcal, enquanto uma fatia de pão de trigo integral com peso equivalente tem cerca de 74Kcal. Apesar de, em termos calóricos, nem sempre ser uma diferença significativa, o pão branco perde uma parte importante da sua riqueza nutricional.
Como saber qual o pão nutricionalmente mais rico?
O pão mais escuro é normalmente o melhor, dado que a farinha é menos processada (refinada) retendo por isso mais nutrientes (proteína vegetal, vitaminas, sais minerais), benéficos para a saúde. Se se optar por fazer o pão em casa, pode ainda enriquecê-lo com cereais, frutos secos ou sementes. Apesar de tudo, deve-se ter em atenção a quantidade de sal proveniente no pão que é um grande inimigo da saúde. Por isso, consuma pão escuro ou confeccione-o em sua casa para poder controlar os níveis de sódio. Pode e deve consumir 2 a 3 pães por dia desde que não seja ao almoço e jantar. “Um pão por dia nem sabe o bem que lhe fazia!”
Sem comentários:
Enviar um comentário