- Folhas, legumes e frutas devem ser usados, sempre que possível, crus e com a casca, para preservar vitaminas, minerais e fibras.
- As folhas verde-escuras são boas fontes de ferro.
- Fontes de carboidratos: escolha entre croutons, macarrão parafuso, batata cozida etc.
- Como fontes de proteínas, opte por peito de frango desfiado, embutidos à base de peru, queijos magros, salmão defumado etc.
- Quanto mais amarelo o queijo, mais colesterol, gordura saturada e sal. Prefira queijo branco.
- Enchidos (presunto, linguiça, salsicha, mortadela etc.) contêm também muito colesterol e sal. Por isso, prefira sempre aqueles de peru e chester (peito de peru, peito de chester, blanquet de peru, salsicha de peru light).
- O atum pode ser usado, mas cuidado, aqueles conservados em óleo contêm mais calorias os conservados somente em água e sal podem ser prejudiciais para pessoas com pressão alta.
- Gemas de ovo devem ser consumidas moderadamente (em torno de duas a quatro por semana).
- Temperos industrializados (em pó, à base de soja etc.) e bacon contêm excesso de gordura e sal, por isso devem ser evitados ao máximo. O melhor é usar pouco sal, azeite moderadamente e de qualidade, limão ou vinagre balsâmico, temperos naturais (como o cheiro verde, o hortelã, etc.) e iogurtes naturais desnatados.
- As frutas também ficam excelentes em saladas, como a manga, o kiwi e a maçã verde. A maçã ser colocada na salada apenas no momento de servir para que não escureça.
Sem comentários:
Enviar um comentário